CTNBio aprova novo tipo de milho geneticamente modificado



Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou na sua 163ª reunião plenária, no realizada dia 20 de junho de 2013, a liberação comercial do milho geneticamente modificado TC1507 x DAS-59122-7, resistente a insetos e tolerante ao herbicida glufosinato de amônio. A liberação foi aprovada com 15 votos favoráveis e quatro contrários. A variedade foi desenvolvida pelas empresas Dow AgroSciences Sementes & Biotecnologia Brasil Ltda.DuPont do Brasil S.A.

Na reunião, o presidente da CTNBio, Flavio Finardi, apresentou o novo membro titular e representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ruy Araújo Caldas, que assume o lugar do climatologista Carlos Nobre. "Ele dispensa apresentação, passou por várias universidades e é ligado a centros de pesquisa", observou Finardi, ao exaltar o currículo do especialista.

Ruy Caldas é formado em engenharia agronômica pela Escola Superior de Agricultura da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, atual Universidade Federal de Viçosa (1964). Doutor em bioquímica vegetal/cultura de tecidos pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, o pesquisador tem longa experiência na viabilização da relação universidade-empresa para o desenvolvimento da biotecnologia nacional. Além disso, Caldas tem contribuído na formulação de políticas públicas e execução de programas estratégicos em ciência, tecnologia e inovação.

Na Portaria 561, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 20 e assinada pelo ministro Marco Antonio Raupp, foram designados para compor o colegiado outros três especialistas como membros suplentes, com mandato de dois anos: João Santana da Silva, da área de saúde humana; Helaine Carrer, da área vegetal; e Ana Paula Ulian de Araújo, do meio ambiente.

Sobre a CTNBio

Criada em 2005, a CTNBio é uma instância colegiada multidisciplinar, que visa prestar apoio técnico-consultivo e assessoramento ao governo federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança relativa a organismos geneticamente modificados (OGMs), também conhecidos como transgênicos.

FONTE

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Assessoria de Comunicação do MCTI
Denise Coelho e Amanda Mendes - Jornalistas

Exibições: 44

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço