Circuito reabre discussão sobre a agronomia no Estado

Crea-Minas e SMEA levantam debates sobre temas relevantes para o exercício profissional de engenharia agronômica.

 

Diante da importância e contribuição da agronomia para o país, a Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos (SMEA), com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas), promove a edição 2014 do Circuito Agronômico, com etapas sendo realizadas em todas as regiões do Estado. O primeiro evento do ano ocorreu no Campus de Florestal/UFV, no mês de maio e nesta sexta-feira dia 06/06/2014 acontece em Janaúba-MG, as 14h00 no Campus da UNIMONTES.

 

Todos os Engenheiros Agrônomos, estudantes de agronomia e interessados no tema estão convidados para participar do evento e contribuir nos debates.

 

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo portal da SMEA:  www.smea.org.br

 

O objetivo é contribuir para a formação profissional dos estudantes de engenharia agronômica e de engenheiros agrônomos através de palestras, debates e levantamentos de apoio ao profissional, enfatizando o papel fundamental do Crea-Minas para o exercício e valorização profissional.

O circuito vem atender uma demanda recorrente para esclarecimentos de dúvidas acerca da profissão e da atuação no mercado. A intenção é estabelecer contato da SMEA com os profissionais e estudantes para ouvirmos as suas necessidades e repassar informações e traduzi-las em ações práticas. As dúvidas mais freqüentes são sobre atribuições profissionais, mercado, honorários e atuação do CREA.

 

Esta iniciativa da SMEA tem como intuito satisfazer as expectativas da totalidade dos engenheiros agrônomos em Minas. A SMEA percebe a necessidade urgente de esclarecer essas dúvidas que recebe diariamente, seja presencialmente, por e-mail,  por telefone ou via redes sociais. A SMEA acredita que isso significa a ampliação do mercado de trabalho, pois o profissional saberá onde atuar e o quanto cobrar pelo seu serviço.

Para os estudantes, a intenção é despertá-los para essas questões, alertando-os sobre legislação profissional, postura ética e exigências do mercado de trabalho.

No evento de Janaúba , na UNIMONTES, será também discutido o significado do Marco Regulatório do Engenheiro Agrônomo – Decreto nº 23.196/33 e o percurso acadêmico para a formação do profissional.

 

De modo geral, a SMEA percebe que a cultura de formação plena do Engenheiro Agrônomo está se dissipando nas instituições de ensino e consequentemente no meio estudantil.

Para reverter esta situação, a SMEA, em parceria com o Crea-Minas e em articulação com as universidades, lidera um projeto para orientação ao estudante de agronomia no seu percurso acadêmico para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo com formação plena.

Já existem resultados práticos, por exemplo, na Universidade Federal de Uberlândia – UFU. A instituição tem debatido a oferta do currículo mínimo e garantia do percurso acadêmico em conformidade para a formação plena do Engenheiro Agrônomo e agora será a vez do curso de Agronomia da UNIMONTES- Janaúba.

A perspectiva da agronomia é bastante promissora no país. O reconhecimento do agronegócio como um dos alicerces econômico abre inúmeras oportunidades profissionais. Segundo o presidente da SMEA, Emílio Mouchreck,  “Cabe a nós, engenheiros agrônomos, detentores do conhecimento técnico, nos posicionar e contribuir para a construção de um país desenvolvido. Justamente por isso, se faz necessário iniciativas como esta para alavancar ainda mais o setor”.

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