Apicultores recebem kits para o desenvolvimento da atividade

Cerca de 600 produtores do Sertão alagoano receberam, nesta segunda-feira (23), kits produtivos de apicultura da Casa do Mel, em Piranhas.
entrega, realizada no Ginásio Poliesportivo Municipal, foi viabilizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
A ação faz parte do projeto de inclusão produtiva do Governo Federal, Brasil sem Miséria, e no território é feita em parceria com o Arranjo Produtivo Local (APL) Apicultura no Sertão.

Os kis entreguem contêm equipamentos básicos para o desenvolvimento da atividade. Entre eles, os produtores poderão contar com duas melgueiras, estrutura onde se encontram os quadros com mel; dois Equipamentos de Proteção Individual (EPI), compostos por um macacão, chapéu, luvas e botas; um fumigador, equipamento utilizado no apiário para fazer fumaça, que serve para quebrar o sistema de comunicação e ataque das abelhas e facilitar o manejo; um formão, utilizado para abrir a melgueira e uma carretilha, para incrustar a cera.

De acordo com a gestora do APL Apicultura no Sertão, Aline Melo, essa iniciativa é mais um incentivo para que essas pessoas possam ter condições de produzir e ter uma renda. “As famílias que receberam esses kits de apicultura passaram por cadastramento e seleção de acordo com os critérios estabelecidos no Plano Brasil Sem Miséria. Eles possuem renda familiar per capita de até R$ 70, então esse apoio procura reverter essa situação, tirá-los desse patamar”, explica.

A iniciativa abriga também outras fases. Em breve, a efetivação da inclusão dessas famílias na economia local deve acontecer com o acompanhamento técnico e a inserção de seus produtos no mercado.

O APL Apicultura no Sertão faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), que é coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com o Sebrae/AL.

por Agência Alagoas

Fonte

http://aquiacontece.com.br/

Exibições: 63

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço