A agricultura familiar cria, inova, produz e também alimenta o País. Os mais de 4 milhões de estabelecimentos familiares distribuídos entre os 26 estados e o Distrito Federal alimentam a população nacional e movimentam a economia brasileira, sendo responsável por 33% do Produto Interno Bruto (PIB) Agropecuário e 74% da mão de obra empregada no campo. 

Em apenas dez anos, a renda do setor cresceu 52% a partir de políticas públicas que fortalecem a produção e o desenvolvimento. 

Para destacar a importância da agricultura familiar no mundo, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), lança, nesta sexta-feira (22), em Nova York, nos Estados Unidos, o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) 2014. 

O evento será realizado na sede da ONU e contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. 

O secretário da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Valter Bianchini, salienta que a escolha da organização destaca o papel do setor na segurança e soberania alimentar e produção de alimentos dos países, em que a temática fome é debatida. 

“Quando a gente fala em eliminar a fome, a gente fala em fortalecer a agricultura familiar para ampliar a segurança alimentar e a produção de alimentos. Então, essa priorização da ONU em destacar a agricultura familiar, é reconhecer esse modelo de agricultura como o que mais responde pela produção de alimentos e segurança alimentar nacional”, explica. 

A importância da agricultura familiar e os investimentos no setor fizeram com que a jovem Raquel Pellegrini, 25 anos, voltasse da cidade para ajudar a família com a produção da agroindústria localizada no município de Paraí, a 201 quilômetros da capital Porto Alegre (RS). 

“Morei dois anos em Caxias (RS), mas decidi retornar a nossa cidade para ajudar meus pais na melhoria da produção. Fiz um curso técnico em alimentos e hoje curso a faculdade de Engenharia de Alimentos. É possível, sim, continuar no campo e crescer. Isso se você estiver focado, se empenhar e estudar”, comenta. Dos três filhos da família, apenas um trabalha na cidade. 

A criação da agroindústria, segundo Raquel, foi motivada pela Lei da Merenda Escolar, que determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos à compra de produtos da agricultura familiar. 

“Atualmente, entregamos os nossos produtos para dez escolas da região e temos uma expectativa de fechar o ano com aproximadamente 20 mil vidros de doces, 10 mil litros de suco de uva e 50 mil vidros de conservas”, calcula. 

Comitê 

Para acompanhar e planejar as atividades relacionadas ao Ano Internacional da Agricultura Familiar o Ministério do Desenvolvimento Agrário criou, no Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, o Comitê Brasileiro para o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF). O grupo será composto por 18 órgãos ou entidades públicas - entre eles, 12 ministérios - e representantes da sociedade civil. 

Durante seu discurso, no Dia Mundial da Alimentação, Pepe Vargas fortaleceu a participação do Brasil nos debates internacionais. “Infelizmente são poucos os países do mundo que tenham políticas para a agricultura familiar, e nós temos essa política no Brasil e estamos dando contribuição no debate internacional sobre essas questões”, disse Pepe. 

As ações do Governo Federal para o desenvolvimento da agricultura familiar vão desde o crédito para financiamento a canais de comercialização dos produtos como os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Alimentação Escolar (Pnae). 

O Plano Safra 2013/2014 para o setor soma o investimento de R$ 39 bilhões, sendo a maior parte, R$ 21 bilhões, para o crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que financia os projetos dos produtores rurais. 

Saiba mais 

O AIAF 2014 vai promover ampla discussão e cooperação no âmbito nacional, regional e global para aumentar a conscientização e entendimento dos desafios que esses agricultores enfrentam e ajudar a identificar maneiras eficientes de apoiar o setor. 

No lançamento, o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), José Graziano, nomeará os Embaixadores Especiais para o Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014, aos quais será confiada a missão de aumentar a visibilidade da agricultura familiar e de pequena escala, atraindo a atenção do mundo para o seu papel fundamental. 

Fonte

MDA

Exibições: 28

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço