Agricultura Governo cria grupo de acompanhamento da bolsa de terras

O Governo decidiu criar um grupo de acompanhamento da bolsa de terras, assim como um coordenador nesta área, segundo uma resolução do Conselho de Ministros hoje publicada em Diário da República.
Governo cria grupo de acompanhamento da bolsa de terras

O grupo de acompanhamento agora criado surge da necessidade de "promover a dinamização e divulgação da bolsa de terras".


Este grupo vai funcionar junto do Ministério da Agricultura, em articulação com a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a entidade gestora da bolsa de terras.

Entre as funções deste grupo está a "colaboração na definição e execução da estratégia de dinamização e de divulgação da bolsa de terras" e na "análise, a nível nacional e regional, da evolução do mercado fundiário e da mobilização das terras rurais".

Ao grupo compete, ainda, colaborar na produção de relatórios anuais e indicadores periódicos de preços e de dinâmica do mercado fundiário rural, a nível regional e sub-regional.

A resolução prevê que seja criada a figura do coordenador da bolsa de terras, que vai integrar este grupo e que é designado pelo membro do Governo responsável pela área do desenvolvimento rural.

A resolução produz efeitos desde a sua publicação e caduca automaticamente decorridos três anos.

Na introdução da resolução lembra-se a lei de dezembro de 2012, que criou a bolsa nacional de terras para uso agrícola, florestal ou silvopastoril, que estava prevista no programa do Governo.

Fonte

Noticias sao minuto

Exibições: 43

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço