Equipe agiliza a liberação de passageiros e cargas nos voos internacionais

Brasília (12/6/2014) - A Copa do Mundo começou e o reforço operacional da fiscalização de trânsito internacional de passageiros já acontece com fluidez. A ação é comandada pela Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que visa evitar a entrada de doenças e pragas no país e garantir a sanidade vegetal, a saúde animal e a saúde pública.

Cerca de 100 servidores, entre fiscais federais agropecuários e agentes de atividade agropecuária e administrativos, lotados nas Superintendências Federais de Agricultura (SFA), atuam na abordagem dos passageiros internacionais para checar se há ingresso ou não de produtos agropecuários de entrada controlada no país. As cargas das delegações de futebol também precisaram cumprir as regras contidas na Instrução Normativa N° 12/2013 – que também valeram para a Copa das Confederações realizada no ano passado.

Segundo o Ministério do Turismo, são esperados cerca de 600 mil turistas estrangeiros nas cidades-sedes da Copa. A coordenadora geral substituta do Vigiagro, Mirela Eidt, explica que a ação é fundamental, principalmente em épocas de maior fluxo de passageiros estrangeiros. “As delegações trazem alimentos como cargas, que devem sujeitar-se às regras. Tudo precisa estar de acordo com as normas. Para evitar transtornos, fizemos um amplo trabalho de divulgação, inclusive nas embaixadas”, ressalta.
 
Quem tiver dúvidas, pode baixar o informativo (http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/Vigiagro/mala_legal.pdf), onde constam informações sobre os produtos agropecuários que não podem ingressar no Brasil sem autorização prévia e/ou certifi­cação sanitária. Além disso, há o endereço eletrônico: malalegal@agricultura.gov.br e o 0800-704-1995 para tirar dúvidas.

O Ministério da Saúde lançou, ainda, um aplicativo para celular, o Saúde na Copa, no qual o usuário obterá informações de telefones e serviços públicos de saúde e urgência, além de colaborar voluntariamente com a vigilância em saúde e prevenção de doenças. A ferramenta está disponível para download, gratuitamente, nas lojas virtuais Play Store e Apple Store nos idiomas português, inglês e espanhol, basta digitar “epitrack”.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-3085   
Esther Caldas
esther.silva@agricultura.gov.br

 

Fonte

Jornal dia-a-dia

Exibições: 43

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço