Informação

Sustentabilidade

Nunca antes se debateu tanto sobre o meio ambiente e sustentabilidade. As graves alterações climáticas, as crises no fornecimento de água devido a falta de chuva e da destruição dos mananciais e a constatação clara e cristalina de que, se não fizermos nada para mudar, o planeta será alterado de tal forma que a vida como a conhecemos deixará de existir.

Cientistas, pesquisadores amadores e membros de organizações não governamentais se unem, ao redor do planeta, para discutir e levantar sugestões que possam trazer a solução definitiva ou, pelo menos, encontrar um ponto de equilíbrio que desacelere a destruição que experimentamos nos dias atuais. A conclusão, praticamente unânime, é de que políticas que visem aconservação do meio ambiente e a sustentabilidade de projetos econômicos de qualquer natureza deve sempre ser a idéia principal e a meta a ser alcançada para qualquer governante.

Em paralelo as ações governamentais, todos os cidadãos devem ser constantemente instruídos e chamados à razão para os perigos ocultos nas intervenções mais inocentes que realizam no meio ambiente a sua volta; e para a adoção de práticas que garantam a sustentabilidade de todos os seus atos e ações. Destinar corretamente os resíduos domésticos; a proteção dos mananciais que se encontrem em áreas urbanas e a prática de medidas simples que estabeleçam a cultura da sustentabilidade em cada família.

Assim, reduzindo-se os desperdícios, os despejos de esgoto doméstico nos rios e as demais práticas ambientais irresponsáveis; os danos causados ao meio ambiente serão drasticamente minimizados e a sustentabilidade dos assentamentos humanos e atividades econômicas de qualquer natureza estará assegurada.

Estimular o plantio de árvores, a reciclagem de lixo, a coleta seletiva, o aproveitamento de partes normalmente descartadas dos alimentos como cascas, folhas e talos; assim como o desenvolvimento de cursos, palestras e estudos que informem e orientem todos os cidadãos para a importância da participação e do engajamento nesses projetos e nessas soluções simples para fomentar a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente.

Uma medida bem interessante é ensinar cada família a calcular sua influência negativa sobre o meio ambiente (suas emissões) e orientá-las a proceder de forma a neutralizá-las; garantindo a sustentabilidade da família e contribuindo enormemente para a conservação do meio ambiente em que vivem. Mas, como se faz par calcular essas emissões? Na verdade é uma conta bem simples; basta calcular a energia elétrica consumida pela família; o número de carros e outros veículos que ela utilize e a forma como o faz e os resíduos que ela produza. A partir daí; cada família poderá dar a sua contribuição para promover práticas e procedimentos que garantam a devolução à natureza de tudo o que usaram e, com essa ação, gerar novas oportunidades de redá e de bem estar social para sua própria comunidade.

O mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que tudo o que ele faz ou fará; gerará um impacto no meio ambiente que o cerca. E que só com práticas e ações que visem a sustentabilidade dessas práticas; estará garantindo uma vida melhor e mais satisfatória, para ela mesma, e para as gerações futuras.

Fonte: Ecologia Urbana

Este grupo foi criado pensando na importância de se adequar as exigências que rezam nossa legislação ambiental e postar notícias relacionadas com a área, juntamente com as medidas de sustentabilidades empregadas no meio rural e urbano. Fiquem a vontade e postem suas discussões!

Membros: 17
Última atividade: 5 Fev

Sustentabilidade o que é?

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. 

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

Fonte: http://www.sustentabilidade.org.br/

Fórum de discussão

BELEZAS DO CERRADO

Veja este vídeo na TV AGROSOFTGigante pela própria natureza. Esse é o Cerrado Brasileiro!…Continuar

Iniciado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos 15 Abr, 2016.

“ENERGIA EÓLICA BRASILEIRA É A MAIS BARATA DO MUNDO”, DIZ ELBIA SILVA PRESIDENTE DA ABEEÓLICA

DElbia Silva Gannoum, presidente executiva da Associação…Continuar

Iniciado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos 6 Abr, 2016.

Brasil inaugura primeira usina solar flutuante do mundo

Plataforma tem como objetivo baratear e reaproveitar a geração de energia dos reservatórios com única infraestrutura…Continuar

Iniciado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos 4 Abr, 2016.

PESQUISA FAZ PROJEÇÃO CLIMÁTICA PARA MINAS GERAIS E APONTA IMPACTOS

O tempo e o clima são fatores determinantes para a sociedade, inclusive nas atividades socioeconômicas, como as…Continuar

Tags: ENERGIA, EDUCAÇÃO, CONSUMIDOR, CLIMA, AGRICULTURA

Iniciado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos 1 Abr, 2016.

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Sustentabilidade para adicionar comentários!

Comentário de Denise Viola Correa em 5 fevereiro 2019 às 13:10

Hoje tive a sensação de impotência, tristeza ao constatar que as pessoas não conseguem separar o lixo seco do orgânico e colocar nos containers onde está escrito SECO e ORGÂNICO, assim em letra maiúscula, grande e de outra cor.
O que é ser sustentável se não somos capazes desse simples ato de cidadania?
Alegam as pessoas que vai tudo para o mesmo destino, a coisa funciona como uma engrenagem enferrujada.
E hoje visualizo esse grupo aprender um pouco com vocês.

Comentário de Soc. Mineira de Eng. Agrônomos em 16 maio 2013 às 12:02

Muito obrigada pela sua observação Altair.

Comentário de altair roberto de carvlho em 13 maio 2013 às 17:58

controles e diminuição de enchentes sao grandes fatores de sustentabilidade tanto nas cidades quanto no campo,Altair

 

Membros (17)

 
 
 

© 2019   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço