No Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) marcou presença com a inclusão de novos materiais relacionados ao programa “Hortaliça não é só Salada”.

Disponível no site www.cnph.embrapa.br/hortalicasnaweb, 50 Hortaliças, a temática segue o caminho das leituras anteriores, referentes à importância das hortaliças para a manutenção da saúde e na prevenção de doenças, com um diferencial: as novas inserções contemplam as doenças crônicas não transmissíveis que são influenciadas pelas dietas.

Uma importante narrativa nesse sentido pode ser conferida no Guia Alimentar para a População Brasileira, editado pelo Ministério da Saúde. De acordo com a publicação, o aumento verificado na ocorrência da obesidade e do diabetes e a evolução de outras doenças crônicas estão relacionadas ao consumo em excesso de calorias e ao desequilíbrio nos níveis de nutrientes na alimentação, incluindo-se aí a hipertensão, doenças do coração e certos tipos de câncer. Nesse contexto, a mudança nos hábitos alimentares é apontada pelo livro como um caminho seguro para reverter as tendências desfavoráveis ao aumento da obesidade e de outras doenças ligadas à alimentação.

Segundo a pesquisadora Milza Moreira Lana, a elaboração do novo material foi compartilhada com a nutricionista Raquel Sanchez, da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor do Ministério da Saúde, a partir das concepções desenvolvidas no Guia, para ela “uma leitura obrigatória para quem quiser ter uma boa alimentação e, consequentemente, mais saúde”. “A ideia que prevalece nesse trabalho é a de orientar as pessoas, mostrando que ao lado da importância de se consumir hortaliças é saber a forma adequada de seus diferentes preparos”, anota Milza, para quem “a receita é tão valiosa quanto a questão de como comprar e conservar esses alimentos”.

Fôlderes - O mesmo conteúdo informativo que pode ser acessado via internet está distribuído em fôlderes, que seguem a edição da web, ao contextualizar os fatores ligados às doenças crônico-degenerativas e outros problemas de saúde. Além de desmistificar certos conceitos equivocados, a exemplo da restrição à batata-doce e à beterraba pelo portador de diabetes, e à abóbora nas dietas de emagrecimento, são indicadas trocas de algumas hortaliças para quem apresenta alguma restrição alimentar.

Fonte

Embrapa Hortaliças/Agrosoft Brasil

Exibições: 125

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço