Informação

Cafeicultura

Esse grupo foi criado para levantar demandas, discussões, noticias que diz respeito ao nosso café de montanha. Sejam Todos Bem Vindos, estejam a vontade para informar e apresentar suas idéias a respeito do setor.

Membros: 20
Última atividade: 8 Abr, 2019

HISTÓRIA DO CAFÉ NO BRASIL

O café chegou ao norte do Brasil, mais precisamente em Belém, em 1727, trazido da Guiana Francesa para o Brasil pelo Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta a pedido do governador do Maranhão e Grão Pará, que o enviara às Guianas com essa missão. Já naquela época o café possuía grande valor comercial.

Palheta aproximou-se da esposa do governador de Caiena, capital da Guiana Francesa, conseguindo conquistar sua confiança. Assim, uma pequena muda de café Arábica foi oferecida clandestinamente e trazida escondida na bagagem desse brasileiro.

Devido às nossas condições climáticas, o cultivo de café se espalhou rapidamente, com produção voltada para o mercado doméstico. Em sua trajetória pelo Brasil o café passou pelo Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Num espaço de tempo relativamente curto, o café passou de uma posição relativamente secundária para a de produto-base da economiabrasileira. Desenvolveu-se com total independência, ou seja, apenas com recursos nacionais, sendo, afinal, a primeira realização exclusivamente brasileira que visou a produção de riquezas.

Em condições favoráveis a cultura se estabeleceu inicialmente no Vale do Rio Paraíba, iniciando em 1825 um novo ciclo econômico no país. No final do século XVIII, a produção cafeeira do Haiti -- até então o principal exportador mundial do produto -- entrou em crise devido à longa guerra de independência que o país manteve contra a França. Aproveitando-se desse quadro, o Brasil aumentou significativamente a sua produção e, embora ainda em pequena escala, passou a exportar o produto com maior regularidade. Os embarques foram realizados pela primeira vez em1779, com a insignificante quantia de 79 arrobas. Somente em 1806 as exportações atingiram um volume mais significativo, de 80 mil arrobas.
Por quase um século, o café foi a grande riqueza brasileira, e as divisas geradas pela economia cafeeira aceleraram o desenvolvimento do Brasil e o inseriram nas relações internacionais de comércio. A cultura do café ocupou vales e montanhas, possibilitando o surgimento de cidades e dinamização de importantes centros urbanos por todo o interior do Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e norte do Paraná. Ferrovias foram construídas para permitir o escoamento da produção, substituindo o transporte animal e impulsionando o comércio inter-regional de outras importantes mercadorias. O café trouxe grandes contingentes de imigrantes, consolidou a expansão da classe média, a diversificação de investimentos e até mesmo intensificou movimentos culturais. A partir de então o café e o povo brasileiro passam a ser indissociáveis.

A riqueza fluía pelos cafezais, evidenciada nas elegantes mansões dos fazendeiros, que traziam a cultura européia aos teatros erguidos nas novas cidades do interior paulista. Durante dez décadas o Brasil cresceu, movido pelo hábito do cafezinho, servido nas refeições de meio mundo, interiorizando nossa cultura, construindo fábricas, promovendo a miscigenação racial, dominando partidos políticos, derrubando a monarquia e abolindo a escravidão.


Além de ter sido fonte de muitas das nossas riquezas, o café permitiu alguns feitos extraordinários. Durante muito tempo, o café brasileiro mais conhecido em todo o mundo era o tipo Santos. A qualidade do café santista e o fato de ser um dos principais portos exportadores do produto, determinou a criação do Café Tipo Santos.


Implantado com o mínimo de conhecimento da cultura, em regiões que mais tarde se tornaram inadequadas para seu cultivo, a cafeicultura no centro-sul do Brasil começou a ter problemas em 1870, quando uma grande geada atingiu as plantações do oeste paulista provocando prejuízos incalculáveis.

Depois de uma longa crise, a cafeicultura nacional se reorganizou e os produtores, industriais e exportadores voltaram a alimentar esperanças de um futuro melhor. A busca pela região ideal para a cultura do café se estendeu por todo o país, se firmando hoje em regiões do Estado de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Bahia e Rondônia. O café continua hoje, a ser um dos produtos mais importantes para o Brasil e é, sem dúvida, o mais brasileiro de todos. Hoje o país é o primeiro produtor e o segundo consumidor mundial do produto.

Fonte: http://www.revistacafeicultura.com.br/?tipo=ler&mat=40384

Fórum de discussão

Cadeia produtiva do café trabalha para implantar mapeamento do parque caffeiro do Brasil

Assessoria de Comunicação CNAAssunto foi discutido durante reunião do Comitê Deliberativo de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CDPD)Para abastecer a base estatística do setor cafeeiro com dados…Continuar

Iniciado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos 20 Abr, 2016.

CAFEICULTORES DO CERRADO DE MINAS INVESTEM NA TECNOLOGIA

Veja este vídeo na TV AGROSOFTCafeicultores do Cerrado de Minas Gerais investem na…Continuar

Iniciado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos 11 Abr, 2016.

Novo método facilita detecção de fraude no café

Pesquisadores italianos da Segunda Universidade de Nápoles desenvolveram um novo método de identificar o café falsificado, avaliando a presença e a quantidade de um composto químico de uma planta…Continuar

Iniciado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos 8 Abr, 2016.

Conab cria novo sistema para pesquisa de estoque privado de café

Sipesp vai estar disponível para preenchimento pelos produtores entre 4 e 22 de abril.A…Continuar

Tags: Mapa, Conab, privado, estoque, café

Iniciado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos 29 Mar, 2016.

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Cafeicultura para adicionar comentários!

 

Membros (20)

 
 
 

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço