O governo voltou a anunciar o leilão de cafés dos estoques oficiais, programado para a próxima quarta-feira (29), com oferta de 40,5 mil sacas de 60,5 quilos de arábica. Esta será a terceira tentativa  de começar a zerar os estoques remanescentes de café em poder da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que somam atualmente 1,606 milhão de toneladas.

No primeiro leilão realizado em 25 de março deste ano não houve compradores interessados em pagar o preço de abertura de em média R$ 480/saca, acima dos valores de mercado praticados na época. O governo voltou a programar um segundo leilão para o dia 1º de abril, mas suspendeu o pregão, a pedido dos representantes dos cafeicultores.

Na ocasião, o Conselho Nacional do Café (CNC), que manifestou à ministra da Agricultura, Kátia Abreu, a contrariedade do setor com a realização de leilões de cafés dos estoques oficiais, “por passar a impressão de que o Brasil possui um grande volume armazenado, quando, em verdade, o nosso estoque de passagem, a ser contabilizado no final de março, será, certamente, o menor de todos os tempos de nossa história cafeeira”.

Desta vez, a assessoria do CNC não soube confirmar se o setor privado foi consultado pelo Ministério da Agricultura sobre a realização do novo leilão na quarta-feira. No pregão serão ofertadas 15,3 mil sacas de café da safra 2008/2009 depositadas no Espírito Santo; outras 1,2 mil sacas da safra 2009/2010 que estão em armazéns em Goiás; e mais 40,6 mil sacas da safra 2002/2003 armazenadas em Minas Gerais.

Fonte

Revista Globo Rural



Exibições: 90

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço