A partir do dia 1º de julho, os produtores de leite das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil terão que se adequar à última etapa da Instrução Normativa 62 do Ministério da Agricultura. A IN 62 está em vigor desde 2011 e estabelece regras para garantir a qualidade do leite dentro e fora da porteira.
 
Dentre as mudanças da nova fase está mais uma redução da Contagem Bacteriana Total (CBT) e a Contagem de Células Somáticas (CCS). “Essas reduções estão sendo feitas por etapa e a partir de primeiro de julho os produtores devem reduzir a CBT para 100 mil unidades formadoras de colônia (UFC/ml) e baixar para 400 mil por mililitro (CS/ml) a CCS”, explica o gestor do Núcleo Técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Guto Zanata.
 
A CSS traduz a condição sanitária do úbere das vacas, monitorando a incidência de mastite no rebanho, e a CBT mensura o grau de higiene da ordenha. “Na etapa atual, que termina no dia 30 de junho, os valores permitidos para a CBT são de 300 mil unidades formadoras de colônia (UFC/ml) e 500 mil por mililitro (CS/ml) para a CCS”, acrescenta Zanata.
 
O gestor reforça que, apesar de neste momento não haver penalidades para os produtores que não cumprirem as determinações da IN 62, é importante que as adequações sejam feitas. “Esse trabalho vai permitir aumentar a qualidade do leite produzido em Mato Grosso, o que pode contribuir com a abertura de novos mercados”.

Fonte

Exibições: 73

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço