Com 3.000 hectares, a fazenda caminhava para o abandono, como maioria das propriedades vizinhas. Cupinzeiros gigantes espalhados pelos pastos davam noção da precária condição do solo, com pouquíssimo material orgânico, alta acidez e baixa fertilidade natural. “Precisei tirar dinheiro do consultório para pagar os peões”, afirma.

Em 2006, ela iniciou um projeto de longo prazo, visando à revitalização do negócio. Ela conta que, na época, “estava perdida”, pois o máximo que se fazia era vedar um pasto e esperar a natureza recompor. Marize pediu ao gerente da fazenda para calcular quanto custaria a reforma da pastagem e descobriu que a conta não fechava.

“Precisava investir em adubo, semente, calcário, gesso, esperar o gado engordar, para depois vendê-lo e ter receita para pagar o investimento. Foi aí que entendi por que as fazendas vizinhas estavam degradadas. Pensei que deveria haver uma alternativa inteligente para mexer com aquilo”, lembra. Dez anos depois,os números mostram que houve uma reviravolta na fazenda.

Leia a matéria na íntegra na edição n° 366 da revista Globo Rural, já nas bancas e nos tablets.

Esta revolução tem a nossa cara

O crescimento da população mundial exige o aumento da produção de alimentos, fibras e bioenergia com qualidade e eficiência. Mas como atender a essa demanda de forma sustentável e poupando os recursos naturais?

Os cientistas e os produtores rurais brasileiros já têm parte dessa resposta. Uma nova revolução verde, plantada em bases seguras e sustentáveis, está em curso no país.

E você pode participar dela!

A ILPF (integração lavoura-pecuária-floresta) é uma tecnologia inovadora, capaz de:

– recuperar milhões de hectares de pastagens degradadas
– melhorar a fertilidade dos solos
– reduzir o desperdício de água
– elevar a produtividade
– reduzir as emissões de gases de efeito estufa, principal causa do aquecimento global.

Com isso, o Brasil pode aumentar sua produção sem precisar desmatar para ampliar a área cultivável.

Nas próximas edições, a revista Globo Rural, com apoio da Rede de Fomento ILPF, vai publicar uma série de reportagens e infográficos na revista e no site para mostrar a você como adotar essa tecnologia e transformar a sua propriedade em uma unidade sustentável de produção, otimizando o uso da terra e elevando a produtividade. Adote esta ideia!

Infográfico: a evolução da ILPF

Conheça a história da integração lavoura-pecuária-floresta.

FONTE 

Globo Rural
Viviane Taguchi, Cassiano Ribeiro e Bruno Blecher

Exibições: 214

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço