A SMEA – Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos realizou em 19 de março de 2015, um evento que deu o pontapé inicial nas mudanças no processo de fiscalização no agronegócio em Minas Gerais.
A Rodada AgroRede, evento mensal da SMEA que discute assuntos relevantes para o setor em Minas Gerais, teve como tema A Fiscalização no Agronegócio e contou com representantes importantes do CREA-MG como, Marcos Vinícius Gervásio - Diretor de Fiscalização, Elder Gomes Reis - Superintendente de Fiscalização, Guilherme Rodrigues - Gerente de Fiscalização e Emílio Mouchrek – Presidente da SMEA e Supervisor de Fiscalização do Agronegócio.

O ano de 2015 se inicia com mudanças no processo de fiscalização no agronegócio, Marcos Vinícius Diretor de Fiscalização do CREA-MG apresentou o projeto de fiscalização específica para o agronegócio em Minas Gerais. Foi criada dentro do CREA-MG uma estrutura  para esse projeto, com pessoas especializadas no assunto, visando uma fiscalização mais efetiva no setor. Segundo Marcos, a fiscalização realizada pelo CREA-MG tem caráter educativo e orientativo e será iniciado nas cooperativas e sindicatos dos produtores rurais.  O objetivo do CREA-MG é mostrar para a sociedade e para os produtores rurais, a importância do Engenheiro Agrônomo como responsável técnico e os benefícios que o trabalho desse profissional trará não só para a propriedade, mas para o alimento que chega à mesa do consumidor.

Segundo Elder Gomes – Superintendente de Fiscalização, esse trabalho desenvolvido especificamente para o agronegócio é um projeto piloto, que futuramente será apresentado ao sistema CONFEA/CREA’s – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e posteriormente estendido para outros segmentos da engenharia.

Os desafios da fiscalização no agronegócio foram lembrados por Emílio Mouchrek – Presidente da SMEA e Supervisor de Fiscalização do Agronegócio. Além da resistência dos produtores rurais em receberem o fiscal em suas propriedades, a fiscalização na agronomia é muito específica e necessita de treinamento especial para os fiscais. Para Emílio, a iniciativa de criar uma frente específica para a fiscalização no agronegócio é um gesto ousado e de coragem do CREA-MG.

O evento realizado pela SMEA deixou grandes expectativas de mudanças e de uma nova postura da fiscalização no agronegócio em Minas Gerais, com atuação preventiva e educativa, refletindo em melhoria da qualidade dos alimentos consumidos pela população. 

Fonte

SMEA

Exibições: 313

Responder esta

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço