Seminário Internacional Cone Sul - CONE SUL, FONTE ESTRATÉGICA DE ALIMENTOS PARA A HUMANIDADE | Alimento, Bem-Estar e Sociedade – Desafios e Oportunidades

Detalhes do evento

Seminário Internacional Cone Sul - CONE SUL, FONTE ESTRATÉGICA DE ALIMENTOS PARA A HUMANIDADE | Alimento, Bem-Estar e Sociedade – Desafios e Oportunidades

Horário: 17 setembro 2015 a 18 setembro 2015
Local: Online - ambiente virtual e de interatividade ao vivo
Cidade: Brasília
Site ou Mapa: http://www.seminarioconesul20…
Tipo de evento: seminário, internacional
Organizado por: PROMOÇÃO: Instituto Fórum do Futuro; IICA; Grupo de Países do Sul PATROCÍNIO: BANCO MUNDIAL; CNA; FAO; SESCOOP; ITAMBÉ. APOIO: EMBRAPA; CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais);; CGEE(Centro de Gestão de Estudos Estratégicos);Conselho Urugu
Última atividade: 17 Set, 2015

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

OBJETIVOS

Identificar riscos, desafios e oportunidades para os países produtores de alimentos da região do Cone Sul, através da troca de experiências e da articulação da visão técnica e estratégica dos “stake-holders” relevantes, tanto do mercado como da esfera acadêmica.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ETAPA BRASÍLIA/17 E 18 SETEMBRO)

1)Intensificação do Diálogo com a Sociedade – Agenda de desafios e oportunidades resultantes do incremento da demanda mundial de alimentos.

2)Antecipação de cenários mercadológicos, identificação de convergências e construção de estratégias competitivas comuns para Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

3)Análise e proposições para a política regional de defesa sanitária vegetal e animal. Integração da política sanitária animal e vegetal.

4)Debate: estratégias regionais para a segurança do alimento/Sanidade.

5)Análise de risco multidimensional.

 

JUSTIFICATIVAS

Os números da Organização Mundial das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e dos especialistas do mercado têm confirmado a perspectiva de intensificação do aumento da demanda por alimentos nas próximas décadas. Esta é resultante principalmente do incremento da população (de 7 para 9 bilhões de pessoas, até 2050) e do aumento da renda, particularmente na Ásia, na África e na América Latina.

Do lado da oferta, acumulam-se obstáculos, que vão desde as mudanças climáticas, passando pela disponibilidade de terras, de água e de tecnologias capazes de assegurar que a ampliação da produção de alimentos venha acompanhada da indispensável intensificação da sustentabilidade no processo produtivo.

Um Grupo de Países do Sul’ (GPS), notadamente Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, deverão desempenhar um papel central planetário como fonte estratégica de alimentos, e responder por cerca de 60% de toda a demanda necessária. Mas, estes países estão preparados para enfrentar riscos e desafios, e aproveitar as oportunidades oferecidas por esta janela histórica? Mais do que a organização interna do Grupo, o GPS está preparado orientar e incorporar outros atores nesse desafio alimentar? Como se dará a liderança regional?

O objetivo principal deste Seminário é aprofundar esse debate e introduzir as sociedades dos países do Cone Sul no universo das complexas escolhas que lhes serão colocadas nos próximos anos. Os recursos naturais transformaram-se na nova moeda da economia mundial. E, isto exige que este diálogo transcenda o universo técnico, acadêmico e econômico, e seja incorporado pelos principais atores sociais.

Assim, o Seminário Internacional convocou alguns dos mais renomados estrategistas do setor dos países envolvidos com a missão de antecipar cenários, oferecer alternativas e discutir as pré-condições para que essa conjunção se transforme numa sólida trajetória de desenvolvimento sustentável para os povos dessa região. Para tanto, o seminário iniciará com uma palestra sobre “Os Desafios do Comércio Internacional de Alimentos – Visão Estratégica”. Em seguida serão realizados cinco painéis onde, após uma apresentação de 30 minutos com o proposito de orientar a discussão, cada debatedor terá 15 minutos para tecer suas considerações, as quais serão discutidas pelos demais, além do publico presente. As apresentações e discussões têm como objetivo responder algumas questões cruciais sobre: Os Novos Cenários da Demanda Mundial (Painel 1), Qualificação da demanda – Antecipando o futuro (Painel 2), Segurança dos Alimentos, o desafio definitivo – Políticas de Sanidade (Painel 3), O risco do risco – gestão multidimensional do risco na produção de alimentos (Painel 4).

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para Seminário Internacional Cone Sul - CONE SUL, FONTE ESTRATÉGICA DE ALIMENTOS PARA A HUMANIDADE | Alimento, Bem-Estar e Sociedade – Desafios e Oportunidades para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

Comparecer (3)

Não comparecer (1)

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço